Tapas: Tortilla de Patatas (tortilha de batatas)

Quem nunca ouviu ou mesmo provou as famosas tapas, os aperitivos tradicionais do tamanho de uma dentada cuidadosamente preparados na maioria dos bares espanhol?

Na verdade, por toda a Espanha, há um bar onde se sentar, comer, beber e participar em debates de actualidade, e claro apreciar os sabores destes petiscos maravilhosos.

As origens das tapas tem sido um tema de discussão porque a resposta não é muito clara. Fala-se de uma convalescença em que o Rei D. Afonso entre copos de vinho tinha de comer pequenos snakcs e depois introduziu uma lei em que obrigaria os taberneiros a servir pequenos petiscos com as bebidas alcoólicas. Alguns pensam que vêm da Andaluzia, onde um pedaço de pão com chouriço ou presunto salgado era colocado em cima dos copos para evitar que as moscas caíssem na bebida. Outros dizem que os taberneiros as serviam com o vinho, a fim de manter os motoristas sóbrios. Seja qual for a verdadeira razão para a sua invenção, as tapas têm acompanhado os espanhóis há muito tempo já.

Se não pode ir lá provar, veja aqui a receita de uma das mais famosas tapas e para que viaje através dos seus sentidos até Espanha. … Aos seus tachos, partida!

A tortilla de patatas
tortilha de batatas

A tortilha espanhola é considerada o prato nacional da Espanha. Este é um clássico que pode ser consumido a qualquer hora do dia. por todo o lado, nos bares de tapas encontrará essa deliciosa tortilha pronta para ser cortada e servida. Além disso sabe melhor, se preparado com antecedência.

Ingredientes (4 pessoas)

250 ml azeite
4 batatas (cerca de 500g) cortado em cubos de 1 centímetro
1 cebola cortada em fatias finas
6 ovos
sal grosso e pimenta preta
frigideira de fundo 23 cm de diâmetro

Receita

Aqueça o azeite na frigideira, adicione as batatas e a cebola e mexa e envolva até estar tudo coberto pelo azeite. Reduza o lume. Frite tudo cerca de 15 minutos. Mexa com frequência para evitar que queime. Retire tudo com uma escumadeira e deixe escorrer em papel absorvente. Despeje o óleo em uma tigela pequena.
Bata os ovos, o sal e a pimenta numa tigela. Adicione as batatas e a cebola e mexa com cuidado. Deixe repousar 10 minutos.

Despeje duas colheres de sopa de óleo na frigideira e aqueça bem. Adicione a mistura de batatas e ovos e distribuir uniformemente as batatas na frigideira. Frite a tortilla um minuto e deixe cozinhar em lume brando, mexendo ocasionalmente a frigideira para não colar. Vire-a quando estiver dourada por baixo e quase cozinhada por cima com a ajuda de um prato. Adicione maus 4 colheres de azeite. Ponha o lume no mínimo e vire a tortilha mais 3 vezes, deixando cozinha 1 minuto por cada vez, para que tome a forma da frigideira.
Sirva em quadrados ou triângulos.

Bom apetite!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s