Tenerife, Monte Teide e parque nacional

Vista do Monte Teide

Vista do Monte Teide

É o nome do colossal vulcão adormecido cuja sombra projectada é a maior do mundo.  No cume mais alto, o Pico de Teide (3718m), há ainda um vulcão activo e um pouco mais baixo fica o Pico Viejo (3414 m) que está igualmente ainda em actividade.

Há apenas uma estrada que atravessa o parque e que leva os visitantes (de oeste para este) da pousada ao teleférico que sobe ao longo da encosta nascente e um centro de visitantes, onde pode encontrar informação útil sobre o parque como os trilhos por onde pode passear.

Teleferico de teide

Teleferico de Teide by Stefano Molinari

O teleférico leva os visitantes até 180 m do cume do Monte Teide, já que para ir até lá acima é necessário autorização. Um pouco mais abaixo dos dois picos ficam Las Cañadas com um perímetro de 45km, que é o que resta de um antigo cone de vulcão bem maior que os dois anteriores e cuja cratera colapsou há 180000 anos.

O que domina este parque são as formações rochosas extraordinárias e estranhas, a paisagem desértica e lunar.  A partir da pousada,  há trilhos para passear para melhor tirar partido desta paisagem invulgar.

Buglosa-de-teide

Buglosa-de-teide

Mas esta paisagem árida também tem sinais de vida, algumas pequenas plantas conseguem viver aqui como a mostarda-das-canárias ou a buglosa-de-teide, esta última a mais vistosa com uma flor vermelha que pode ter até 3m.

A melhor altura do ano para ver as plantas é Maio e Junho e lembre-se: são plantas protegidas, pelo que não deve apanhar nenhuma!

Onde ficar

O Parador de Cañadas del Teide oferece um excelente ponto de partida para explorar este parque. Dado a ilha não ser excepcionalmente grande pode também alojar-se numa das excelentes casas de férias em Tenerife. Encontra tanto apartamentos de férias no sul, mais turístico, com infraestruturas turísticas excepcionais, como belas casas de campo mais afastadas do mar, mas com vistas deslumbrantes e muitas vezes com piscinas.

One thought on “Tenerife, Monte Teide e parque nacional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s