Las Alpujarras, o mais profundo al-andaluz

Alpujarras, Sul de Espanha

Alpujarras, Sul de Espanha

As Alpujarras é o nome dado às encostas a sul da Sierra Nevada, parte na província de Granada e parte na de Almeria, nos declives que formam vales férteis.  Não se sabe bem qual a origem do nome, provavelmente de de origem árabe e de algumas das possibilidades destaca-se o termo “albuxarrat” significando “montanhas brancas ou nevadas”.

Esta região, onde abundam os choupos, os castanheiros e as nogueiras, alimentada pelos rios que descem da Sierra Nevada, usa ainda os métodos tradicionais de agricultura pelo acentuado dos declives que obrigam a cultivar a terra em socalcos,   E uma das especialidades da região é o presunto curado no ar frio e seco de Trevelez.

A beleza natural desta região é magnificamente complementada pela arquitectura local, com o casario das aldeias brancas encavalitado e agarrado às vertentes das Alpujarras. A visitar Lanjáron, a cidade onde é engarrafada a água que se vende por toda a Espanha. A água que na noite de 23 de Junho, em pleno S. João,  serve para uma batalha aquática resultando num grande banho colectivo.

Daqui tomando a GR 348 entra-se no território das Alpujarras. Orgiva é a maior localidade da região, seguindo pela estrada vamos ao Vale de Poqueira, onde se pode visitar as aldeias típicas de Capileira, Bubión e Pampaneira. A seguir surge a Fonte de Agria, com água rica em ferro e naturalmente carbonada. No alto, a 1476 metros fica Trevelez, a cidade mais alta de Espanha, onde deve experimentar o excelente presunto.

Caminhadas nas Alpujarras

Caminhadas nas Alpujarras

La Taha, um conjunto de belas aldeias brancas das quais se destacam Pitres, Mecina Fondales, Ferreirola e Atalbéitar na GR7 a antiga estrada comercial entre Granada e Almeria e que hoje é um longo caminho a pé, excelente para caminhadas.

Uma zona excelente para um passeio se estiver a passar as suas férias de Verão em Espanha. As Alpujarras ficam a Norte da Costa del Sol, pelo que da sua casa de férias no sul de Espanha rapidamente chega aqui. Alternativamente pode ficar alojado numa excelente casa de campo em La Taha. Num caso ou noutro Ferias Espanha dispõe de apartamentos e casas de férias excelentes para umas férias de sonho.

2 thoughts on “Las Alpujarras, o mais profundo al-andaluz

  1. Pingback: Uma Casa de Campo em Espanha « A minha casa de férias

  2. Pingback: Andaluzia na Espanha | Pacotes de Aventura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s