Comer em Espanha

Nas suas férias em Espanha vai ter certamente oportunidade de comer num restaurante local e saborear as iguarias gastronómicas espanholas. Mas e adaptando o famoso ditado “em Espanha, sê espanhol” deve prevenir-se em relação a alguns pormenores culturais, a começar pela sociabilidade: os espanhóis adoram sair em família e grandes grupos para restaurantes  e bares e é habitual ver não só adultos como crianças até bastante tarde na rua.

Onde comer e a que horas

Em Espanha há as ventas, posadas, os mesones e fondas, nomes espanhóis para tascas, casas de pasto e outros onde são servidas refeições rápidas geralmente constituídas por tapas. Nas praias, os chiringuitos são esplanadas que apenas abrem no verão e servem refeições ligeiras.

Na sua maioria os restaurantes servem refeições entre as 13:00 e as 16:00 e à noite janta-se tipicamente a partir das 22:00, se bem que para turistas alguns restaurantes abram mais cedo.

Tipicamente antes do almoço, por volta das 13:00 e antes do jantar por volta das 19:00 os bares enchem-se de gente para tomar um aperitivo.

Logo pela manhã há 2 pequenos-almoços, um em casa e bastante ligeiro e outro entre as 10:00 e as 11:00 mais substancial com bocadillos (sandes) ou tortilla de patatas e sumos ou até cerveja.

À tarde, por volta das 17:30 os cafés e pastelarias enchem-se para a merienda com bolos, chá, sanduiches ou os churros.

O que comer

Tapas e platos combinados são as opções mais baratas e  em muitos restaurantes há também o menú del dia, geralmente constituído por 3 pratos.

Uma ementa, a carta, contém em geral em primeiro lugar sopas, ensaladas e entremeses (entradas), seguidas de huevos e tortillas (ovos e omeletas) e depois os pratos principais, muitas vezes há o primeiro prato e segundo prato. Finalmente estão postres (a sobremesa) que em Espanha inclui alguma fruta e muito poucos doces.

Finalmente de recordar que a lei do tabaco que entrou em vigor em Espanha  aplica-se aos estabelecimentos com mais de 100m2, onde é proibido fumar, já nos menores é o proprietário quem decide afixando na porta a opção: a maior parte é para fumadores.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s