Viajar de carro para Espanha

Os portugueses que este ano vão passar as suas férias em Espanha, vão provavelmente fazê-lo de carro. Para destinos como Barcelona ou Madrid, que hoje em dia estão bem fornecidos de ligações aéreas baratas e rápidas, eu sugeria deixar o carro em casa.

Assim, preparar-se para as férias ou as próximas mini-férias em Espanha implica também preparar o carro para a viagem. Se não sabe, tome nota do que deve ter no carro de acordo com a lei espanhola:

  • certificado internacional de seguro
  • carta de condução
  • registo do veículo, o documento único
  • bilhete de identidade ou passaporte
  • triângulo
  • lâmpadas sobressalentes (dado ser uma exigência espanhola e não comunitária não deverá haver problema se não as tiver no carro)
  • estojo de primeiros socorros

Também será prático levar o Cartão Europeu de Seguro de Doença em caso de necessitar de serviços médicos.

Comprar gasolina em Espanha

A gasolina e o gasóleo são bem mais baratos em Espanha (cerca de 20 cêntimos por litro) pelo quanto mais cedo entrar em Espanha melhor quanto aos gastos de combustível! No entasnto tenha em atenção que o combustível nas autopistas é mais caro e que se resolver pagar com cartão de crédito ou débito leve também o seu bilhete de identidade. Muito provavelmente vão-lho pedir! Já agora verifique se tem os seus cartões assinados no verso!

Limites de velocidade e multas em Espanha

  • Os limites em Espanha são os seguintes (para carros sem atrelado):
  • 120km na autopista ( a autoestrada)
  • 100km  nas autovias (as vias rápidas)
  • 90km nas carreteras nacionales e comarcales (as estradas nacionais e municipais)
  • 40km nas localidades

A multa é cobrada no local a 6 euros por quilómetro ultrapassado os limites acima mencionados. Já para outras multas dependerá da gravidade e claro do agente …

30mg é o limite legal de álcool no sangue e é costume haver controlos regulares.

Autoestradas, Vias Rápidas e Nacionais

Tal como em Portugal as autoestradas (autopistas) têm portagens, cujos valores variam de região para região sendo a autoestrada AP 7 uma das mais caras. Sabemos que estamos numa autoestrada porque a sua denominação é AP. As autovias (vias rápidas) são gratuitas e identificam-se pelo A sem P.

Espanha é um país com algumas marcas de centralização, por exemplo nas estradas nacionais que são identificadas pela letra N, e as que têm numeração romana começam a partir do quilómetro 0 em Madrid, as que têm numeração normal têm também a indicação quilométrica até à capital. Já as secundárias são normalmente introduzidas pelas letras da província onde se inserem.

Tipicamente os portugueses entram em Espanha por fronteiras como Caminha, Vilar Formoso (esta com bastante transito), Caia e Vila real de Santo António e se está a pensar passar uns dias de férias em Espanha, não esqueça estes conselhos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s