Gastronomia pascoal de Espanha

A gastronomia da Páscoa é nos países católicos que a praticam assocada a alimentos pobres característicos da dieta. Assim, em Espanha é comum no Norte servir-se  uma sopa à base de pão e alho (sopas de ajo) com muito colorau para dar a ideia do sabor da carne, É muito comum por exemplo em Zamora.

O peixe é o elemento mais comum na Páscoa e o bacalhau o rei na gastronomia espanhola de Espanha, aparecendo em várias formas como croqutes, tortilhas ou bolinhos e pratos como o ensopado de vigília (na imagem), um dos mais típicos pratos da páscoa em Espanha. Outros peixes surgem no interior de Espanha em escabeche como escabeche de chicharro.

Na cidade de Crevillente (Alicante) é muito popular o  “pa torrat” de Sexta-Feira Santa que é pão torrado no forno em óleo abundante e alho, juntamente com a tradicional “coca de boqueron”, uma bola com com anchovas  e cebola.

Doçaria de Páscoa em Espanha


A doçaria espanhola é sobretudo à base de pão velho, ou farinha e azeite . Com estes ingredientes fazem-se as “torrijas”, uma espécie de rabanadas, cuja receita tem muitas variações. As “frutas de sarten”, bolos à base de farinha e ovos fritos em forma de flores são também muito frequentes neste período. Outro doce, os Pestiños, são pequenos bolos fritos cobertos com mel.

Na Catalunha são muito famosas as “Monas de Páscua” bolos parecidos com os nossos folares de Páscoa.

Estes são alguns dos mais importantes elementos da gastronomia espanhola da Páscoa que poderá degustar nos próximos dias se optar por umas mini-férias em Espanha de última hora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s