Escapadela nas Rias Bajas

Rias Bajas

Rias Bajas

História, arte, natureza, desporto … Um fim-de-semana em Espanha é provavelmente pouco tempo para desfrutar de tudo o que a região do Baixo Minho espanhola tem a oferecer.

Entre o rio e o mar, as cidades de Tui, Guarda, Tomiño, O Rosal e Oia, convidam-nos a desfrutar de áreas naturais belíssimas, a apreciar um valioso património histórico e artístico, e a vibrar com as diferentes actividades desportivas, sem esquecer é claro a excelente cozinha, magnificamente acompanhada com vinho O Rosal, a Denominação de Origem Rias Baixas.

O estuário do Minho, na fronteira com Portugal, por muitos especialistas como o parque Doñana galego, será o nosso ponto de partida para a visita esta região. Admire a sua grande riqueza ecológica e observe a população de aves.

Subindo verá como a natureza em La Guarda oferece possibilidades interessantes não só para umas férias de descanso e contemplação mas também para turismo mais activo. Assim, suba ao alto do Monte de Santa Tecla encontrará um local para caminhadas, com uma vista maravilhosa do estuário e do país vizinho, e de onde observará os antigos moinhos do século XVII, e visitando o Castro, recuará no tempo ao deparar com uma das melhor restauradas e preservadas cidadelas da Galiza, que alberga uma reprodução fiel de uma casa castreja.

Venha a Oia à hora de almoço e saboreie os seus deliciosos percebes e peixes. Aprecie a paisagem rochosa da costa ou dirija-se à Serra de Grova, área protegida dos municípios de Tui, A Guarda e Baiona e onde, por entre a vegetação autóctone, podemos ver cavalos em semi liberdade. Aqui poderá fazer escalada, parapente ou vôo livre. Já na praia de Santa Maria pode surfar. Mas se gosta de arte e história tem à sua disposição itinerários que o levarão a castros, petroglifos, pontes romanas, moinhos, igrejas e mosteiros, sublinhando a Santa Maria la Real de Oia. E se o fim de semana acontecer em Maio ou Junho, terá o privilégio de assistir à celebração de “A Rapa das Bestas”, colorida tradição em que os jovens da área cercam os cavalos que vivem nas montanhas para marcar as novas reses e cortar a crina.

O Rosal é onde encontra as melhores praias fluviais e em Tomiño os amantes da pesca desportiva têm nos rios Tebra e Furnia, afluentes do Minho, trutas excelentes. Estas duas cidades oferecem também atraentes rotas de interesse cultural, tais como os moinhos de Pico-Folon; em O Rosal encontram-se preservadas gravuras rupestres, locais galego-romano sítios e edifícios do século XVIII como a igreja San Miguel, na freguesia de Santa Marina ou o antigo solar que é hoje a sede do município. Em Tomiño destacam-se restos da cultura megalítica e pequenas igrejas românicas, como as paroquiais de Tomiño, San Salvador ou Barrantes.

Se pretender continuar a admirar monumentos terá de visitar a catedral de Tui, cuja construção começou em 1120 em estilo românico, mas foi concluida em estilo gótica. Estude o pórtico, e as várias capelas, o arquivo, o claustro, o coro e órgão. No Museu Diocesano observará uma vasta selecção de itens arqueológicos. A natureza é também um monumento em Tui com a Reserva Natural do Monte Aloia. Tem diversos trilhos para caminhada e numerosos miradouros que convidam a admirar as belas paisagens da montanha e dos vales do Louro e do Minho, e em dias claros da Ria de Vigo.

E para terminar um fim de semana com tanta actividade, nada melhor do que uma pausa relaxante nas Termas de Caldelas Tui. Boa estadia em Espanha, olé!


Deixe um comentário